Piquet Carneiro ganha certificado de boas práticas no enfrentamento ao coronavírus

Instituição da UERJ mostra mais uma vez eficiência e qualidade no serviço público

A Policlínica Piquet Carneiro (PPC/UERJ) acaba de receber o selo COVID Free Excelente, certificado que atesta boas práticas na prevenção ao coronavírus em diversas áreas de atuação. Emitido no último dia 21 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES Internacional), o documento indica que a unidade de saúde da UERJ é um local seguro para os colaboradores e seus pacientes. A certificação da PPC, que obteve aprovação nos critérios seguindo os padrões internacionais de avaliação, é válida por um ano.

Com início em outubro de 2020, o processo para a PPC conquistar a chancela teve diferentes etapas e análises, que foi da formalização do contrato por setores da Universidade até a realização da auditoria do IBES dos protocolos realizados na Piquet Carneiro. Na fase técnica, a diretoria de Qualidade da Policlínica, liderada pela engenheira química Elizabeth Bittencourt, reuniu evidências e promoveu adaptações junto aos serviços da unidade a fim de comprovar que o ambulatório segue os requisitos do IBES de certificação internacional. “Isso é uma garantia e uma tranquilidade para quem frequenta a policlínica. E em se tratando de uma instituição pública, o selo tem ainda um peso maior, pois as certificações não são rotineiras nesses órgãos”, afirma a diretora.

O selo COVID Free Excelente é motivo de comemoração para a unidade, com forte atuação no enfrentamento ao coronavírus, tornando-se centro de referência na testagem da doença com mais de 50 mil exames realizados. O esforço coletivo é refletido no número de notificações da doença na Plataforma E-Sus VE: a PPC é líder no estado do Rio no ranking de inserções de casos de COVID. A PPC/UERJ e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, que teve 1.200 internações causadas pela infecção, fazem parte do complexo de saúde da Universidade e durante a pandemia, ambos mostram o seu compromisso com a sociedade fluminense neste momento de tamanha importância. E em 2021 a Piquet Carneiro trabalha numa meta mais audaciosa, com a implementação de uma gestão de qualidade visando à acreditação hospitalar.