Notícias

Clínica de Doenças Infecto-Parasitárias chega à PPC


 Clínica de Doenças Infecto-Parasitárias chega à PPC

A Policlínica Piquet Carneiro tem mais uma especialidade entre os serviços oferecidos à população fluminense: é a de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), ligado à infectologia. Esse ramo da medicina atua no diagnóstico e tratamento de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários ou fungos. No passado, a especialidade era conhecida como “medicina tropical“ por estudar e tratar patologias como malária e febre amarela, patologias endêmicas em áreas como a Amazônia. Mas o serviço vai além, detectando distúrbios comuns e com grande poder de transmissão na população. A chegada do DIP faz parte da expansão dos atendimentos e procedimentos realizados pela unidade ambulatorial da UERJ aos pacientes da rede pública de saúde do Rio de Janeiro.

O infectologista, apesar de não ser tão conhecido pelo público, é o profissional que vem tendo destaque no combate a doenças transmissíveis como a COVID-19. Para o professor da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ Marcio Bóia, a necessidade de atendimentos na especialidade existe, apesar disso nem sempre ser constatado na consulta com o médico generalista. “Há demanda reprimida, pacientes com sintomas que são de doenças infecciosas, mas que não chegam até nós, devido à dificuldade ao acesso, seja pelo desconhecimento, seja pela demora em conseguir uma consulta no DIP”, alerta o médico, que é um dos coordenadores da clínica na PPC.

O docente ressalta que o fato da  PPC ser uma unidade de ensino, pesquisa e assistência é fundamental que a infectologia atue de forma multidisciplinar com os demais serviços. “ A ideia é integrar e fazer com que o fluxo (de pacientes) seja objetivo. Isto é, agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes quando estes são encaminhados de outras especialidades”, diz o médico, que é referência em doenças parasitárias.

Atualmente, a clínica realiza atendimentos às quartas e quintas nas Clínicas Integradas, mas, segundo o prof. Marcio, a meta é aumentar o número de consultas e avaliações para três vezes na semana. “ A infectologia é uma especialidade resolutiva. Ou seja, depois do diagnóstico feito, imediatamente indicamos o tratamento adequado para a cura da doença com previsibilidade do término. É raro o problema se tornar crônico, com acompanhamento prolongado. Então, desejamos atender mais e mais pacientes e assim, diminuir a fila dos usuários.”, deseja o profissional.

 

SERVIÇO DE INFECTOLOGIA-DIP

Atendimentos: segunda e quartas, das 8h às 12h, e quintas, 13h às 16h.
Ofertas de vagas: através do Sistema de Regulação/SISREG ou por encaminhamento interno de outras especialidades da PPC e do HUPE.
Contato:
2566-7108
2868-8496
dipuerj@gmail.com