Notícias

Rio Innovation Week: Policlínica abre participação no evento com a tecnologia aplicada nos ambulatórios


 Rio Innovation Week: Policlínica abre participação no evento com a tecnologia aplicada nos ambulatórios

Na terça-feira (13/08), primeiro dia da Rio Innovation Week, a maior conferência global de tecnologia e inovação, representantes dos ambulatórios multidisciplinares da Policlínica participaram de uma mesa-redonda para destacar os recursos tecnológicos aplicados na prestação de serviço ao paciente. Do Centro Cirúrgico Ambulatorial, esteve o diretor-geral da PPC, Flávio Antônio de Sá Ribeiro; do Centro de Infusão, a coordenadora-médica Helena Tupinambá; do Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (CTAC), o diretor-médico Henrique Cintra; e do Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas (Lavimpi), a coordenadora-geral, Danúbia de Sá Caputo.  

A apresentação conjunta ocorreu às 17h, no Palco Pedro Ernesto, espaço inaugurado nesta edição, reservado para discussões da área da saúde da Uerj. O protagonismo dos ambulatórios foi precedido pelo Departamento de Enfermagem, nas falas dos coordenadores técnico e docente-assistencial, respectivamente Diego da Silva Moreira e Priscila Sanchez Bosco, além do enfermeiro Cleydson Assis Coelho, que enfatizaram a tecnologia como uma facilitadora no acesso à saúde no olhar da categoria profissional, em uma outra mesa-redonda, organizada pela Pró-Reitoria de Saúde (PR-5). 

A Policlínica contou, ainda, com mini estandes, nos quais trabalhos específicos foram expostos ao longo da semana passada, até o dia 16 (sexta-feira), quando terminou a conferência. Profissionais variados da PPC participaram em todas as modalidades, que incluem também as palestras e a prestação de serviços. Segundo PR-5, a Uerj teve 40 mini estandes, que reuniram 208 expositores.

Da esquerda para a direita, a coordenadora do Lavimpi, Danúbia de Sá Caputo; a vice-diretora da Policlínica, Alessandra Mulder; o diretor-geral, Flávio Antonio de Sá; a coordenadora-médica do Centro de Infusão, Helena Tupinambá; e o diretor-médico do CTAC, Henrique Cintra, na mesa-redonda sobre os ambulatórios multidisciplinares e a alta tecnologia.

Tecnologia a favor da saúde pública

Ressaltando a importância de um Centro Cirúrgico Ambulatorial bem equipado, o diretor, Flávio Antônio de Sá Ribeiro, mencionou os benefícios tanto para paciente quanto para o sistema de saúde pública, como a redução do tempo e dos custos de cada internação. Ainda sobre infraestrutura e mão de obra disponível, o coordenador médico do CTAC, Henrique Cintra, deu destaque para a equipe multidisciplinar do ambulatório, com cerca de 20 profissionais, o que permite um atendimento mais integrado, dinâmico, humanizado e com a cronologia adequada ao paciente. 

Henrique afirma que a Uerj é responsável pela formação de parte significativa dos cirurgiões plásticos especializados em anomalias craniofaciais no estado, o que garante protocolos padronizados de atuação e fortalece a credibilidade do complexo de saúde da Universidade. Tudo isso se traduz em mais saúde para as famílias que precisam de assistência. 

Esse mesmo aspecto orienta a atuação do Lavimpi, representado pela coordenadora, Danúbia de Sá Caputo. Na sua fala, Danúbia explicou como a inovadora plataforma vibratória é utilizada para estimular melhorias musculares, cardiorrespiratórias e cognitivas, entre outras. Lembrou, ainda, que os projetos do Laboratório contemplam públicos-alvo em situações de vulnerabilidade, como idosos, pessoas com mobilidade reduzida e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

Por fim, o Centro de Infusão, na figura da coordenadora Helena Tupinambá, destaca-se por fornecer o cuidado de forma mais segura a quem necessita de medicamentos com alto risco de reação. Em ambiente ambulatorial, o risco de haver alguma infecção é minimizado, o que ilustra a importância de locais bem estruturados, como a Policlínica. A unidade também armazena o medicamento em casos específicos, dispensando a necessidade de retirada Riofarmes. Na mesma linha de cuidado, o paciente, que pode passar horas realizando a terapia infusional, precisa ser recebido com o devido acolhimento, reforça Helena. 

A Rio Innovation Week está em sua quarta edição e aconteceu dos dias 13 a 16 de agosto, no Praça Mauá, no Centro do Rio. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui. 

Confira, abaixo, a lista completa de participantes por categoria e por ambulatório/serviço pertencente ou vinculado à Policlínica.

Divulgação autorizada pelos participantes.

 

Outras mesas-redondas 

Centro de Infusão 

Entendendo os mecanismos imunes para inovar Victor Verztman 

Revolucionando o tratamento das doenças reumáticas com imunobiológicos – Helena Tupinambá 

 

Nutrição 

Obesidade e Sarcopenia Alessandra Mulder 

 

Estandes 

Cardiologia 

O uso do telemonitoramento na imunização de adultos e idosos Cláudia Regina Menezes da Rocha 

 

Endocrinologia 

A Assistência em Saúde Mental no Ambulatório Identidade: Transdiversidade/Uerj Luciana Ribeiro Marques 

Trabalho Interdisciplinar, Formação Profissional e Assistência à Saúde de Pessoas Transexuais – Marcia Cristina Brasil Santos 

Conscientização de Serviços de Emergência Ortopédica Sobre a Osteoporose Maria Caroline Alves Coelho 

Ambulatório de Pesquisa em Obesidade Infantil (Apoio) – Isabel Rey Madeira 

 

Estomaterapia 

Clínica de Enfermagem em Estomaterapia Benedita Deusdará Rodrigues: assistência, ensino, pesquisa e extensão a favor do empreendedorismo social Fernanda Henriques Da Silva

 

Fisioterapia 

Tecnologia Assistiva de Baixo Custo para Crianças NeuroatípicasFlávia Gomes Pereira

 

Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) 

Laboratório de Metabolômica (Labmet) – Gilson Costa Dos Santos Junior

 

Núcleo de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais 

O Uso da Inteligência Artificial e Realidade Virtual na Odontologia e sua Aplicabilidade na Prática Clínica e em Imagens – Marcelo Daniel Brito Faria

 

Nutrição 

Foodmaps: para alguns, problema; para outros, solução – Vanessa de Oliveira Ferreira 

Plantas medicinais: informações, conhecimentos e educação em saúde Marcela Haido de Carvalho Campos 

 

Prestador de serviço 

Fisioterapia 

O Pilates Como Recurso Tecnológico A Favor Da Ciência Na Melhora Da Saúde Do Trabalhador Da Uerj Com Dor Lombar Ana Carolina Oliveira Fernandes

 

Laboratório de Assistência à Obesidade (Laço) 

Do Real Ao Virtual: Promoção De Saúde Com Realidade Virtual Associado À Interdisciplinaridade No Cuidado De Pessoas Com Obesidade E Fibromialgia Luciane Pires da Costa 

Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade no Cuidado com a Obesidade Luciane Pires da Costa 

 

Palestrantes 

Administrativo/Regulação 

Luciano Damasceno Alves 

 

Cardiologia 

Claudia Regina Menezes da Rocha 

 

Endocrinologia 

Luciana Ribeiro Marques 

Maria Caroline Alves Coelho 

 

Fisioterapia 

Flavia Gomes Pereira 

 

Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas 

Danúbia da Cunha de Sá Caputo 

 

Núcleo de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais

Marcelo Daniel Brito Faria

 

Divulgação autorizada pelos participantes.