Pela terceira vez consecutiva, a Policlínica recebe a Certificação em Boas Práticas de Prevenção e Controle de Infecção, concedida pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), a maior instituição acreditadora em saúde da América Latina. O reconhecimento atesta que a instituição toma medidas para promover a segurança das cerca de 1.500 pessoas que por ela circulam ao longo do dia, entre pacientes e colaboradores, situando-a como uma referência nessas práticas. No estado, a Policlínica é a única unidade ambulatorial a conquistar a Certificação.
Entre as providências tomadas, estão a higienização correta dos ambientes e o uso adequado dos equipamentos de proteção, além do treinamento contínuo dos profissionais e do investimento em tecnologia para melhorar a qualidade do serviço prestado. As adequações visam seguir a legislação de referência em vigilância sanitária e outros temas de importância para a segurança hospitalar.
Renovado neste semestre, o selo indica que as chances de contaminação por doenças transmitida por aerossóis como tuberculose, sarampo e influenza na unidade são mínimas. Segundo o IBES, as infecções intra-hospitalares são uma das principais causas de óbitos evitáveis, o que reforça a necessidade de haver práticas que reduzam sua propagação.
A acreditação é fruto de uma parceria entre o Departamento de Processos e Fluxos em Saúde, por meio da Coordenação de Qualidade, e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Policlínica.