
O Laboratório de Assistência à Obesidade (LAçO) está com vagas abertas para pacientes com fibromialgia e/ou obesidade, bastando apenas agendar uma avaliação por telefone ou presencialmente, de segunda a sexta-feira (exceto na quarta), das 8h às 12h. O LAçO atende apenas pacientes adultos que não tenham realizado qualquer tipo de procedimento cirúrgico para redução de peso e não possuam impedimento para fazer atividades físicas. O protocolo de tratamento interdisciplinar é seguido, em sua maior parte, de forma on-line, oferecendo maior comodidade ao paciente.
O tratamento é feito por meio de dois projetos: o Núcleo de Apoio Interdisciplinar para Pessoas com Obesidade e Fibromialgia (NAIF), que atende a faixa de 18 a 69 anos; e Grupo de Estudos e Promoção de Saúde na Obesidade Grave (GEPSO), que assiste pacientes com obesidade grave dos 18 aos 59 anos. O primeiro tem como diferencial o uso da Realidade Virtual para propor situações que estimulem a movimentação corporal e a regulação emocional, ao passo que o segundo tem métodos mais tradicionais de atuação.
Ambos os projetos ofertam psicoterapia e atividades que promovam o exercício físico, além de psicoeducação alimentar e nutricional, como proposta de tratamento.
Fibromialgia e Obesidade são condições crônicas de saúde que incluem dor generalizada na maioria dos casos, favorecendo o desgaste funcional, mental e emocional. Como não há cura, o tratamento fornece estratégias e ferramentas que atenuem os sintomas e possibilitem desfrutar de melhor qualidade de vida.
É preciso reforçar que o interesse em participar dos projetos não garante a vaga. O indivíduo estará sujeito à avaliação e aos critérios de seleção da equipe. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (21) 2566-7368 ou do endereço de e-mail laco@ppc.uerj.br.
O LAçO funciona no 2º andar da Policlínica, que fica na Av. Marechal Rondon, 381, no bairro São Francisco Xavier.