O Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas (Lavimpi) da Policlínica lançou uma cartilha gratuita, com cinco volumes, sobre questões variadas referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o material trata de aspectos como definição e sintomas, terapias, níveis de suporte, direitos e aprendizagem de pessoas com TEA. Elaborada de forma didática e ilustrada, a cartilha foi feita para ser aplicada na rotina de pessoas com TEA e seus familiares, sendo de fácil compreensão e acesso pela comunidade.
Editado pela Atena Editora, o material é assinado pelos pesquisadores Juliana Vasques de Almeida, Moizeis Sobreira de Sousa, Ariane da Silva Pires, Damara Guedes Gardel, Mario Bernardo-Filho e Flávio Antonio de Sá Ribeiro.
A elaboração da cartilha é parte de uma atividade de extensão vinculada ao projeto de pesquisa “Terapia Vibratória Sistêmica e Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua na Sintomatologia do Autismo”, que será realizado com crianças de seis a 12 anos e tem início previsto para este mês. O projeto também é uma iniciativa do Lavimpi, em parceria com Egas Caparelli Dáquer, pesquisador na área de Neuromodulação.
O projeto e o Laboratório estão sob coordenação de Danúbia de Sá Caputo, apoiada pelo programa Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e bolsista de produtividade do CNPq. Danúbia também é diretora do Departamento de Ensino e Pesquisa (Depenpes) da Policlínica.
O Lavimpi ainda desenvolve projetos relativos à obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica, síndrome metabólica, narcolepsia, osteoartrite de joelho e avaliação do risco de queda em idosos, entre outras condições. Confira cada um dos volumes abaixo.
Localização