Trata pacientes que fazem parte do grupo de pessoas que tem alguma doença ou situação clínica que necessitem um atendimento odontológico diferenciado como pacientes com autismo, esquizofrenia, deficiência mental, deficiência física (paralisia cerebral, paraplégico, tetraplégico…), paralisia cerebral, síndromes, distúrbios de comunicação (cego, surdo e mudo), doenças de Alzheimer e de Parkinson. Podendo este ser realizado no consultório odontológico, muitas vezes utilizando recursos adicionais, como sedação oral e inalatória com óxido nitroso; ou em alguns casos, pode ser realizado sob anestesia geral.

A odontologia para PNE estuda os cuidados odontológicos com os pacientes especiais portadores de distúrbios neuropsicomotores, ao longo dos anos, pois envolve o conhecimento do cirurgião dentista frente aos problemas psicossociais que possam interferir no processo de colaboração do paciente à assistência odontológica. Estes pacientes constituem um grupo que pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais de acordo com o tipo de patogenia sistêmica, alteração salivar, dieta cariogênica, alteração muscular e ineficácia da higienização.

O Núcleo de Atendimento a Pacientes Especiais também faz extração de dentes sisos, realizados por um cirurgião buco-maxilar-facial. 

Profissionais responsáveis

Prof. Marcelo Daniel Brito Faria 

Profª. Luciana Freitas Bastos

Atendimento

Segunda a sexta, de 8h às 17h

Oferta de Vagas

A oferta de vagas e marcação de consulta para esta clínica é através do SISREG.

Contatos