Departamentos

Enfermagem

Departamento de Assistência e Ensino de Enfermagem (DAEENF)

Coordenadora: Valéria de Oliveira Monteiro

O Departamento de Assistência e Ensino de Enfermagem (DAEENF) é um órgão integrante da estrutura da Policlínica Piquet Carneiro, vinculado diretamente à Direção Geral, tendo como Diretor um docente indicado pela Direção da Faculdade de Enfermagem/UERJ.
O DAEENF tem por finalidade coordenar o processo de ensino- assistência de Enfermagem, realizado na Policlínica. Pautado em princípios éticos e legais, e na autonomia da profissão, tendo a vida como valor fundamental e o respeito à dignidade humana como alicerce da interação enfermagem-paciente. Mantém permanente articulação com a Faculdade de Enfermagem da UERJ, participando do seu Conselho Departamental. Colabora no planejamento e implementação de atividades assistenciais, científicas e educacionais no âmbito da PPC.

Serviço: São realizadas consultas de enfermagem nas áreas de endocrinologia, pediatria e puericultura, cirurgia ambulatorial (adolescentes, pediatria e cirurgia geral), cardiologia, Vascular, NESA e CAPS, no acolhimento na obstetrícia e na porta de entrada da Policlínica.
O DAEENF também promove atividades de educação e saúde em sala de espera, nas áreas de cardiologia, pediatria, ginecologia, cirurgia pediátrica, repouso, endocrinologia, CAPS, acolhimento, obstetrícia e estratégia de Saúde da Família.

Horário de atendimento:
Telefone: (21) 2334-2281
E-mail: coordenf.ppc@uerj.br

Nutrição

Departamento de Ensino e Assistência em Nutrição

Responsável: Prof.ª Dr.ª Alessandra Mulder

O Departamento de Ensino e Assistência em Nutrição conta com o Serviço de Alimentação e Nutrição, que atende os requisitos básicos para promoção e proteção da saúde. Possibilita a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. Esse serviço tem o objetivo de realizar cuidado nutricional humanizado e de qualidade aos usuários com objetivo de promoção de saúde. E através do ensino, da pesquisa e da extensão ser um serviço de excelência e de referência na área de Nutrição, além de ser um campo de desenvolvimento de modelos inovadores na assistência nutricional e no ensino, contribuindo com a formação profissional de diversos alunos.

Horário de atendimento:
Telefone: (21) 2334-2296.

Odontologia

Departamento de Ensino e Assistência em Odontologia

Responsável: Luciana Freitas Bastos

Equipe: Adriana de Figueiredo; Renata Santos de Oliveira, Andreia Louzada Madeira, Marize Cunha de Siqueira, Ana Cristina Julia da Silva, Juliana Rodrigues Viana Barros, Sueli da silva Lacerda, Claudia Bastos Duarte Eiras, Ivan do Amaral Pereira, Joel Szuchmacher, Leda Affonso Botelho, Marilene Velloso Goulart, Rodrigo Muniz Rangel, Roge
Sanches Fontoura, Ana Paula Pires dos Santos, Fernanda Barja Fidalgo Silva de Andrade, Tatiana Kelly da Silva Fidalgo, Andrea Cardoso Lanzillotti, Geraldo de Oliveira Silva, Marília Heffer Cantisano e Thiago Moreira Pessoa.

Serviço: A clínica de Odontologia da Policlínica Piquet Carneiro tem como meta prestar serviço de saúde à população por meio de ensino, pesquisa e extensão, construindo ao mesmo tempo um campo adequado para o desenvolvimento de modelos inovadores na assistência e no ensino. Além disso, promove a articulação com as outras clínicas da PPC. A população pode ser atendida pelos dentistas da PCC e pelas disciplinas da FO-UERJ nas seguintes especialidades: Dentística, terapia periodontal básica, radiologia (radiografias periapicais e oclusais), estomatologia, odontopediatria, bem como a promoção de saúde bucal.

Oferta de vagas: Sisreg e encaminhamento interno

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 16h
Telefone: (21) 2334-2305

Serviço Social

Departamento de Serviço Social da Policlínica Piquet Carneiro

Responsável: Lívia Figueiredo Pequeno

Equipe: Aline Dias da Silva Fragoso, Amanda da Silva Araujo, Bárbara Cristina Figueiras Rossi, Dayana Valério Coimbra de Macedo, Débora Regina de Oliveira Silveira, Eliane Tavares Natividade Teixeira, Fátima Sodré Vianna, Lívia Figueiredo Pequeno, Raffaelle Pedroso Pereira, Valéria Carqueija do Nascimento, Neusa Carmem de Santana de Souza e Regina de Lourdes Moraes dos Santos.

Serviço: O Departamento de Serviço Social da PPC está vinculado a Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ e seu trabalho se estrutura por meio de ações profissionais em diversos ambulatórios da unidade (Ambulatório de Medicina Integral, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Diabetes, APA), Plantão social realizado no Departamento de Serviço Social e também no setor de Acolhimento da PPC, que é a porta de
entrada da instituição.
Por estarmos situados na área da saúde, a equipe considera importante conhecer a realidade social imbricada nos aspectos relacionados à saúde para promover ações e frentes de trabalho apoiadas na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania, tendo o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
O Departamento tem como principal finalidade o atendimento integral aos usuários da PPC através de ações assistenciais; interdisciplinares; socioeducativas; ações de articulação intersetorial e de fortalecimento das redes de suporte social e ações de estímulo à participação social, voltadas para efetivação do direito à saúde e consolidação da cidadania.
Estas ações se materializam nas seguintes atividades: atendimentos sociais, grupos de sala de espera, grupos fechados nos ambulatórios, articulação com a rede socioassistencial (contato e socialização de informações sobre o funcionamento do SUS e PPC, SISREG, CRAS, Defensoria Pública, Câmara de Litigio em Saúde, Conselhos Tutelares, de
Saúde etc); socialização de informações sobre acesso e garantia de direitos sociais (orientações sobre questões trabalhistas e previdenciárias, benefícios sociais, como Riocard, Bolsa família, BPC/LOAS, gratuidade de medicamentos e outros insumos); sistematização da prática profissional com pesquisas nos ambulatórios, além de ações de ensino para estagiários e residentes de Serviço Social, por meio de projetos de extensão e de estágio interno complementar, todos vinculados a UERJ.

Oferta de vagas: Demanda espontânea: qualquer paciente da unidade pode ser atendido
pelo Serviço Social sem agendamento prévio, independente da procedência (SISREG, SER, HUPE e pacientes já matriculados na PPC).
Encaminhamentos internos: pacientes encaminhados por outros profissionais nos diversos ambulatórios da Policlínica Piquet Carneiro que identifiquem demandas para o Serviço Social.

Horário de atendimento:
Telefone: (21) 2334-2285, 2334-2413 e 2334-2420
E-mail: sesoppc@yahoo.com.br