Parcerias e Projetos

Parcerias

CAPCS

Centro de Apoio à Pesquisa no Complexo de Saúde UERJ – CAPS

O CAPCS tem como objetivos articular, incentivar, orientar e desenvolver a pesquisa e inovação em Saúde, gerando melhor integração entre os pesquisadores do Complexo de Saúde da UERJ com todas as Unidades da Universidade e com instituições parceiras – intra e extra Universidade – englobando órgãos governamentais e particulares.

CAPS

Centro de atenção psico-social – CAPS/UERJ

Responsável: Ademir Pacceli Ferreira (Coordenação) e Renata da Conceição Silva Chaves
(Coord Adjunta)

Ana Laura Borges Aranda, Anália da Silva Barbosa, Ana Paula Lopes e Souza de Moura, Ana Lucia East, Andréa da Silva Montechiare Pires, Ademir Pacceli Ferreira, Caroline Silva Batista Alves, Carla Rocha Rufino, Catia Pereira dos Santos Domicioli, Clara Vilhena Nascimento, Daniela Fasuolo de Carvalho Pereira, Danielle Jeniffer de Oliveira Martins Lameira, Fabiane Dias de Mendonça, Kátia Cursino de Freitas, Marcia Cristina Costa Rodrigues da Silva, Marli de Oliveira Melo, Renata da Conceição Silva Chaves, Rosana Lopes, Sérgio Alarcon, Tatiana Campos Fernandes, Tereza Nunes e Tiago Braga do Espírito Santo

Serviço: O CAPS refere-se a um serviço substitutivo aos manicômios, tendo a função de
atender, acompanhar e reinserir socialmente pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, além de acolher às crises em saúde mental e articular uma rede de cuidado . O CAPS oferece atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, em articulação com as demais unidades de Saúde e com unidades de outros setores e políticas sociais (educação, assistência social, habitação, etc.) quando necessário, sempre incluindo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado.

Oferta de vagas: O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica. O usuário deve ser morador da Area Programática 2.2 (Alto da Boa Vista, Andaraí,Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca e Vila Isabel) e será acompanhado somente após avaliação da equipe multidisciplinar.

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (21) 2334-2371 e (21) 2334-2372

CTAC

CENTRO DE TRATAMENTO DAS ANOMALIAS CRANIOFACIAIS – CTAC

Responsável: Henrique Pessoa Ladvocat Cintra

Serviço:
Atendimento integral e multidisciplinar das anomalias Craniomaxilofaciais com ênfase no tratamento das fissuras labio palatinas .
Cirurgia plástica reparadora
Cirurgia Craniomaxilofacial
Cirurgia Bucomaxilofacial
Ortodontia e ortopedia maxilar
Implantodontia
Reabilitação protética

Fonoaudióloga
Fisioterapia
Otorrinolaringologia
Nasoendoscopia
Audiometria ( em fase de implantação)
Nutricionista especializada em pacientes fissurados
Neurologista
Psicologia
Psicopedagogia
Pediatria
Clínica médica

Oferta de vagas: Atendimento pelo SER, encaminhamento interno PPC/HUPE.

Horário de atendimento:

Telefone:

E-mail:

NER – Núcleo Especial de Radiologia

NER – Núcleo Especial de Radiologia

Responsável: Professor Dr. Marcelo Daniel Brito Faria

Serviço: O Núcleo tem como meta prestar serviço de saúde à população por meio de ensino, pesquisa e extensão, construindo ao mesmo tempo um campo adequado para o desenvolvimento de modelos inovadores na assistência e no ensino. É ofertado serviço na área de Imagenologia e Radiologia Odontológica, atendimento odontológico de Pacientes com necessidades especiais e atendimento na especialidade Buco-maxilo facial.

Oferta de vagas: Sisreg, SER e encaminhamento interno PPC/HUPE

Horário de atendimento:
Telefone: (21) 2868-8287 e (21) 2868-8273

Projetos

Acolhimento

Acolhimento

Serviço Social acolhimento

Responsável: Lívia Figueiredo Pequeno

Serviço: Propõe facilitar o acesso dos usuários nos serviços de saúde. O serviço presta atendimento de escuta ativa buscando resolutividade e responsabilidade aos usuários e seus familiares Proporcionando garantia de direito como preconiza o SUS.

O serviço atua na realização de:
Interconsultas com equipe médica;
Elaboração de relatórios e pareceres sociais;
Encaminhamentos internos e externos;
Atividades em salas de espera;
Elaboração de material socioeducativo/informativo;
Sistematização de atendimentos relacionados a encaminhamentos para a atenção primária e Câmara de Resolução de Litígios de Saúde;
Sistematização dos acompanhamentos de SISREG.

Cardiologia

Pré-consultas realizadas pelos técnicos em enfermagem onde aferem a pressão arterial, circunferência abdominal e relação cintura e quadril. Caso necessário, também são aferidas a frequência respiratória, temperatura e glicemia capilar.

Grupo TAP (Pacientes que fazem uso de anticoagulante oral): Equipe multidisciplinar com enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e estagiários. Os pacientes são orientados quanto ao uso de medicação, os riscos, cuidados com a alimentação e a qualidade de vida que eles devem levar. O objetivo do projeto é manter os pacientes com os índices regulares (faixa terapêutica).

Funciona às terças e quintas-feiras das 7h às 15h.

Grupo de saúde mental: Organizado pela Faculdade de Enfermagem, presta suporte emocional para os pacientes cardíacos na sala de espera.

Programa de Treinamento Profissional: em parceria com o Cetreina (Departamento de Estágios e Bolsas da UERJ), é voltado para os estagiários já formados em enfermagem.

Clínica Médica

Hipertensão Arterial – CHAMA
Contato: (21) 2334-2327 / 2334-2328

Endocrinologia

Ambulatório de Obesidade
Contato: (21) 2334-070

Enfermagem

“De mãe para filho: a fusão da dimensão do saber e do fazer em enfermagem” Departamento de enfermagem materno-infantil”.

“Cirurgia Ambulatorial: melhoria da qualidade da assistência através da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória”.

“Vacinando a comunidade” – Departamento de Saúde Pública

Núcleo de Apoio à Saúde do trabalhador da Policlínica Piquet Carneiro
Cirurgia ambulatorial: cenário de produção de novas tecnologias e de conhecimento de enfermagem.

Projeto de Reestruturação de Serviço com vista à Assistência Perinatal na Policlínica Piquet Carneiro

Contato: (21) 2334-2280

Lablip

Vinculado à Faculdade de Ciências Médicas, oferece exames laboratoriais aplicados à pesquisa clínica e experimental, gerando produção científica.

Telefone: (21) 2334-2427 / 2334-2438 / 2334-2430

Odontologia

Crescendo Sorrindo
Prevenção do Câncer Bucal
Contato: 2334-2306 / 2334-2305

Pneumologia e Tisiologia

Anti-tabagismo

Reabilitação respiratória – atendimento em conjunto com a fisioterapia.

Doenças Intersticiais pulmonares (ambulatório de referência no estado do Rio de Janeiro).

Controle do Tabagismo

Fibrose Cística – referência do estado. Ambulatório multidisciplinar realizado junto com a psicologia médica, serviço social e nutrição.

Distúrbios do sono – único serviço público que disponibiliza este atendimento.

Contato: (21) 2334-2382

Saúde da Família

Saúde da Família no Alto Simão (PPC)
Contato: (21) 2334-2394