Notícias

Projeto da PPC desenvolve ambulatório do Pós-COVID


 Projeto da PPC desenvolve ambulatório do Pós-COVID

Atuante no enfrentamento à COVID-19 desde o início da pandemia no Rio de Janeiro, a Policlínica Piquet Carneiro (PPC/UERJ) mostra que a luta contra o coronavírus não pára. A unidade de saúde criou o Ambulatório Pós-COVID com o objetivo de tratar pacientes que ainda apresentam sequelas da doença semanas após o fim da infecção. A iniciativa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, foi aberta em agosto de 2020 e está a cargo do serviço de Pneumologia da PPC, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em sete meses de projeto, mais de 400 pessoas já foram atendidas pelos pesquisadores, que avaliam a evolução daqueles que sofrem do que a Organização Mundial da Saúde chama de COVID longo.

A ação teve início durante a campanha de testagens de pacientes sintomáticos na PPC. Os casos positivos foram cadastrados e rastreados pela equipe responsável pela pesquisa, liderada pelo professor da UERJ Agnaldo Lopes. Selecionaram-se aqueles que apresentaram sequelas como dificuldade respiratória para acompanhamento médico durante nove meses. Desde então, a cada 90 dias de tratamento, os doentes passam por nova avaliação clínica a fim de constatar se o protocolo adotado é o mais adequado. A abordagem, que é personalizada conforme a necessidade do usuário, tem surtido bons resultados: ao todo, mais de 42% dos 400 avaliados já recebeu alta da clínica. “A intervenção tem se mostrado benéfica. Há doentes que estavam com bastante falta de fôlego na primeira consulta e na seguinte, já foi possível ver uma melhora após início da terapia”, aponta a Drª. Laura Monnerat, integrante do time de pesquisadores.

Inicialmente, a pesquisa tinha como meta a realização de 500 atendimentos. Contudo, com a alta da taxa de infectados pela COVID-19 em 2021, a equipe considerou que seria necessário dobrar este quantitativo, ampliando a oferta de vagas para o Sistema de Regulação do SUS (SISREG).

 

Tecnologia de ponta na rede pública com foco no conforto do paciente

Logo na primeira consulta, o paciente passa por consulta e testes clínicos com atendimento multidisciplinar, uma marca da Piquet Carneiro/UERJ. O destaque é o uso da oscilometria de impulso no diagnóstico das sequelas. O equipamento, inédito na rede pública do Rio de Janeiro e o único disponível na América Latina, é fundamental para verificar a capacidade respiratória através da sua avaliação evolutiva, buscando alterações pulmonares e pleurais. “A oscilometria foi um ganho enorme para o nosso projeto, porque vai auxiliar no diagnóstico sem exigir esforço físico da pessoa, o que é desgastante e difícil para quem já está com os pulmões comprometidos”, destaca o professor Agnaldo Lopes.

Um dos pesquisadores envolvidos, o professor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ Thiago Mafort, cita que a ultrassonografia também pode fazer a diferença na análise dos casos. “Como é um exame menos invasivo, que não emite radiação, pode ser feito no momento da consulta com o paciente”, relata.

O time multidisciplinar, que conta com médicos, fisioterapeutas e residentes, espera que o ambulatório seja incorporado pelo serviço de Pneumologia da PPC após a conclusão da pesquisa da Faperj. “Esperamos que nossas experiências sirvam de modelos para outras unidades de saúde”, almeja o professor Agnaldo Lopes.

 

Tratamento da COVID em duas frentes

Além da pesquisa da Pneumologia no pós-COVID, a Divisão de Fisioterapia da Policlínica também promove a recuperação daqueles que apresentam sequelas. Enquanto o primeiro foca no trato respiratório, o segundo tem o objetivo de reabilitar pacientes com comprometimentos que estejam afetando suas atividades do dia a dia. Dentre as alterações avaliadas, as cardiovasculares e neuromusculares são as mais tratadas pelos fisioterapeutas da unidade. O programa é ofertado em dois formatos: um no presencial, voltado para o usuário com sequelas mais graves e outro, no teleatendimento. Por este meio, o paciente de caso mais leve recebe as orientações de exercícios durante as sessões online.

Segundo a coordenadora da reabilitação Flávia Gomes, a maioria dos pacientes se queixa da perda de força e da incapacidade de andar sem auxílio. “Priorizamos a capacidade neuromuscular, no equilíbrio, na coordenação e no retorno do indivíduo às suas atividades pregressas. Não focamos somente nas alterações respiratórias, e sim no paciente como um todo”, relata a fisioterapeuta.

 

Referência no diagnóstico da COVID no Rio

Em pouco mais de um ano após a confirmação do primeiro caso da doença no país, a Piquet Carneiro já atendeu mais de 50 mil pessoas, tornando-se centro de referência nas testagens no estado do Rio. Mais recentemente, o esforço e atuação da Policlínica, que faz parte do complexo de saúde da UERJ, contra o coronavírus foram reconhecidos ao conquistar o selo COVID Free Excelente. O certificado emitido pelos IBES Internacional atesta que a unidade adota boas práticas na prevenção ao Sars-CoV-2.

Com as adições aos serviços ofertados e rotina adaptada aos novos tempos, como ambulatório pós-COVID, a PPC oferece assistência e pesquisa em atendimentos, além de mostrar o seu compromisso científico e humano com a sociedade fluminense neste momento tão importante.