Histórico

Nossa trajetória começou a ser traçada em 22 de maio de 1967, com a inauguração do Posto de Assistência Médica São Francisco Xavier, pertencente ao Instituto Nacional de Previdência Social.

No dia 28 de novembro de 1995, o Ministério da Saúde realizou uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Unidade – que era considerada o maior ambulatório da América Latina – ganhou um novo nome: Policlínica Piquet Carneiro, em homenagem ao médico Américo Piquet Carneiro, criador e fundador do primeiro Centro Biomédico e da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo desse convênio era tornar esta unidade em espaço/laboratório de formulação, implementação e avaliação de modelos em saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, e favorecer a integração docente-assistencial com a perspectiva de desospitalização, enfatizando práticas de saúde preventivas e resolutivas.

Quem foi Piquet Carneiro?

Cearense, Américo Piquet Carneiro se formou em medicina em 1934 no Rio de Janeiro; em 1956, se torna parte do corpo médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UERJ). Incansável, Carneiro foi diretor da FCM (64-71) e durante sua gestão, criou cursos de pós-graduação e do Instituto de Medicina Social.

Para ele, o instituto através do Ambulatório de Medicina Integral, ofereceria atendimento ao paciente leva em conta o contexto familiar, social, psicológico e comunitário. Já aposentado,  Piquet Carneiro fundou a UnATI, cuja a missão é oferecer atenção integral à saúde do idoso.

Ao dedicar quase 60 anos de sua vida à medicina e ao ensino, o Professor Piquet Carneiro fez história e mostrou que novas formas de cuidados médicos podem ser mais humanistas e plurais.

Nossos Pilares

Missão

Promover a saúde através de atendimento ambulatorial multidisciplinar de qualidade, de forma humanizada. Gerar conhecimento e atuar na formação de profissionais por meio de programas de ensino e pesquisa.

Visão

Trazer inovação na assistência, ser referência na gestão do conhecimento em saúde através do ensino e do comprometimento com a sociedade.

Valores

Humanização
Ética
Respeito
Comprometimento
Qualidade
Trabalho em equipe

A PPC em números

325 servidores

264 UERJ

61 Ministério da Saúde

63 contratados

319 médicos

56 enfermeiros

61 administrativos

77 terceirizados