Notícias

Rinite: irritação crônica que pode ser ativada por ações do dia a dia


 Rinite: irritação crônica que pode ser ativada por ações do dia a dia

O clima mudou, umidade baixa e nariz coçando? Faxina na casa e começou a espirrar? Isso pode ser um quadro de rinite. A doença é uma reação do organismo em resposta imunológica a algum agente biológico, chamados alergênicos. O problema causa inflamação na mucosa do nariz, podendo ocorrer em algumas crises ou diariamente dependendo da exposição do paciente a alérgenos como poeira ou mudança de tempo. A alergia é crônica, ou seja, não há cura, mas pode ser controlada com tratamento contínuo.

Espirros seguidos, coriza, obstrução nasal (sensação de nariz entupido) e coceira no nariz são sintomas da rinite, que quando não tratada, diminui a qualidade de vida. Geralmente, a patologia aparece pela primeira vez na infância (entre dois e quatro anos) e pode ser hereditária, passando de pais para filhos.

O gatilho pode estar dentro de casa

A rinite pode ser de origem viral ou bacteriana, mas quase sempre é desencadeada por agentes de potencial irritação, como poeira, ácaros, insetos, fungos, pelos de animais ou fumaça de cigarro. Mudança climática, como virada brusca de temperatura, também é uma das causas para as crises da doença. Pólen também provoca a rinite, principalmente na primavera e em dias secos e com vento, porque a substância se propaga com maior facilidade nesses períodos. A alergia ativada por esses minúsculos grãos está ligada aos sintomas oculares surgidos nos episódios agudos da doença, como coceira intensa nos olhos e lacrimejamento.

O diagnóstico se dá pela avaliação do histórico clínico, de exame de sangue e teste cutâneo. A patologia não tem cura e deve ser acompanhada por um médico alergista. O tratamento dos episódios de rinite consiste no uso de medicamentos como corticóides e descongestionantes, além da limpeza constante das narinas com soro fisiológico. Outra possibilidade é o uso da imunoterapia, que é a aplicação de vacinas específicas contra alergia.

Medidas de prevenção são bem-vindas contra episódios alérgicos

Apesar de ser considerada crônica, as crises de rinite podem ser evitadas com a adoção de medidas recomendadas por especialistas. Maria Inês Perelló, alergista da Policlínica Piquet Carneiro e professora na Faculdade de Ciências Médicas/UERJ, aconselha que manter a casa arejada e sem umidade de ar, evitar carpetes, tapetes ou móveis que acumulem pó, aspirar colchões semanalmente e manter os animais de pelos fora do quarto do paciente são ações que contribuem para uma ambiente mais saudável para o alérgico.

A Policlínica Piquet Carneiro oferece atendimento a pessoas com rinite no Ambulatório de Alergia e Imunologia, assim como o serviço de Imunoterapia. A oferta de vagas é feita através do Sistema de Regulação (SISREG/SUS), mediante indicação clínica do paciente.