PPC inaugura central de Telenfermagem

A Policlínica Piquet Carneiro inaugurou o serviço de Telenfermagem, ligado a Departamento de Enfermagem da PPC, na última segunda-feira (14). Como central única, a iniciativa têm o objetivo de atender e monitorar pacientes a distância através de recursos tecnológicos como telefone e computadores. Para a equipe responsável pela prática, formada exclusivamente por enfermeiros, o teleatendimento vai permitir a identificação precoce de problemas e evitar deslocamento desnecessário de pacientes até a unidade de saúde em tempos de pandemia. A inauguração contou com a presença do Reitor da UERJ, Ricardo Lodi, do diretor do Centro Biomédico da UERJ, Jorge Carvalho, do diretor geral da PPC/UERJ, Rogério Rufino, da diretora da Faculdade de Enfermagem (FACENF/UERJ), Luiza Mara Correia e a coordenadora de Enfermagem da Piquet Carneiro, Alessandra Sant’anna Nunes. A solenidade também teve a participação de alguns colaboradores da policlínica. Experiências e estatísticas sobre o telemonitoramento foram abordadas numa mesa redonda com profissionais da Piquet Carneiro envolvidos na telenfermagem durante o evento.

A atividade não é novidade entre os usuários da Piquet Carneiro. A teleconsulta exercida pela enfermagem já ocorria em algumas especialidades desde 2015, como a Gastroenterologia e Cardiologia. “No Centro de Terapia Infusional da PPC, por exemplo, esse telemonitoramento é realizado há anos com os pacientes que fazem de uso de imunobiológico para identificar possíveis reações adversas, nas primeiras 24hs e 7dias depois.”, diz a Dra. Enfermeira Carla Tatiana Barreto, coordenadora da Telenfermagem na unidade de saúde. O departamento de enfermagem planejou a criação de uma central unificada a fim de estimular essa prática de enfermagem com outros serviços da Piquet Carneiro. Mas, com a necessidade de realizar atendimentos e avaliações de forma remota, a implementação do serviço foi impulsionada pelo isolamento social em decorrência da pandemia da COVID -19 e autorizada pela COFEN (Conselho Federal de Enfermagem). “Tal fato trouxe a urgência de ampliar esse tipo de assistência, pois temos pacientes crônicos graves que não podem correr o risco de vir à unidade, porém precisam ser monitorados.”, finaliza Barreto.

Mas o que é Teleatendimento?

A coordenadora Carla explica que esse serviço pode ser utilizado para abordar o paciente após o início de um novo tratamento medicamentoso ou procedimento cirúrgico, além de trazer informações acerca da qualidade do serviço realizado. O enfermeiro poderá avaliar se o indivíduo teve acesso às consultas para qual foi encaminhado, exames, entre outras ações, tendo assim a continuidade do cuidado. Durante a consulta remota, o profissional segue protocolos estabelecidos pelo COFEN, sempre baseado no cuidado. De acordo com a enfermeira, essa atividade já é uma realidade em diversos países.

A principal vantagem do teleantedimento para o usuário é evitar seu deslocamento até a PPC, tendo em vista que a unidade do complexo de saúde da UERJ atende pacientes de todo estado do Rio. Isso reduz os custos no transporte, o risco de contaminação de pessoas e a propagação da COVID-19 nas dependências da Piquet Carneiro e no trajeto até ela. Outro benefício da teleconsulta, segundo Carla Barreto, é a detecção precoce de patologias. Esse tipo de assistência evita a possibilidade do paciente não aderir ao tratamento proposto e permite o acompanhamento dos planos de autocuidado indicado pela equipe médica e de enfermagem.

A telenfermagem será realizada com os usuários encaminhados por diferentes serviço e especialidades da própria Policlínica Piquet Carneiro, de segunda a sexta, nos horários da manhã e tarde, mediante agendamento.

A equipe responsável pelo serviço espera firmar parceria com a Faculdade de Enfermagem da UERJ, sendo um espaço para estágio de alunos da graduação e residência de enfermagem, uma vez que a Piquet Carneiro é uma unidade docente-assistencial. O departamento de Enfermagem vê a Telenfermagem como um processo de qualificação através de atividades de educação permanente a distância, outra modalidade que tem crescido bastante no país e no mundo.

Para o reitor Ricardo Lodi, a iniciativa faz com que a UERJ saia na frente no campo da enfermagem e aproxima o paciente à instituição, reforçando o papel da Universidade neste momento crítico de pandemia.