Notícias

Acupuntura: a técnica oriental usada em tratamentos de diversas doenças


 Acupuntura: a técnica oriental usada em tratamentos de diversas doenças

A Acupuntura é uma terapia milenar que se utiliza da aplicação de agulhas de espessuras bem finas em pontos específicos, chamados acupontos. Usada em pacientes como tratamento principal ou auxiliar de diferentes enfermidades, a técnica faz parte do arsenal da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), existe há mais de cinco mil anos e é a mais conhecida dos procedimentos da MTC. O método é um recurso clínico-terapêutico para os usuários da Policlínica Piquet Carneiro, e ofertado pela Divisão de Fisioterapia.

Aplicada principalmente em casos de lesões musculares e articulares, onde há processos inflamatórios e dolorosos, a acupuntura pode ser ferramenta para problemas de origens ortopédicas, neurodegenerativas, reumatológicas e psicoemocionais. A técnica apresenta diversas variações como a laserpuntura, a auriculopuntura (pontos na orelha), e a eletrocupuntura (acupuntura com estímulo elétrico). A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o uso da medicina chinesa como eficaz em cerca de 41 debilidades. Mas atenção: a aplicação deve ser realizada por um profissional de saúde capacitado. No Brasil, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros e médicos podem exercer a prática legalmente, mediante especialização.

A fisioterapeuta Flávia Gomes Pereira destaca que a técnica traz alívio nas dores e que contribui com o desaparecimento dos sintomas musculares na maioria dos casos; em pacientes com cervicalgia, 67% relatam melhoria após inicio de tratamento. A especialista em acupuntura explica que a prática é ofertada aos pacientes da Piquet Carneiro que apresentem doenças como osteocondrites, fibromialgia, artrite reumatoide, herpes zoster, psoríase, neuralgia do trigêmeo, entre outras.

Nos casos de transtornos de ansiedade, depressão, insônia e algumas dependências químicas, a acupuntura ajuda a amenizar os sintomas, uma vez que a terapia chinesa atua na liberação de endorfina, dopamina e serotonina no organismo. A produção dessas substâncias terá um efeito tranquilizante nos distúrbios psicossociais, podendo ser uma alternativa aos medicamentos em alguns casos.

Apesar da facilidade, a fisioterapeuta Flávia Pereira aponta que o uso da acupuntura – conforme critérios da medicina oriental – é realizado baseado no diagnóstico clínico do paciente, sem descartar o histórico e acompanhamento médico.

 

Serviço:

Divisão de Fisioterapia
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 16h
Oferta de vagas: via Sisreg.