Notícias

Alexandre Chieppe conhece as instalações da PPC


 Alexandre Chieppe conhece as instalações da PPC

“Fato inédito”. É assim que a presença do Secretário do Estado de Saúde Alexandre Chieppe na Policlínica Piquet Carneiro significa para reitoria da UERJ. A autoridade esteve na PPC na manhã desta terça-feira (13) para conhecer as instalações e serviços ofertados pela unidade. A iniciativa apresentou as potencialidades do local, que é vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de mostrar que o posto ambulatorial é um celeiro de ensino e pesquisa acadêmico a serviço da população. O encontro teve a participação do reitor da UERJ, Ricardo Lodi, do pró-reitor de Saúde, Dr. Denizar Vianna, do diretor da Piquet Carneiro, Rogério Rufino, entre outras autoridades. 

O reitor Ricardo Lodi, em sua fala, afirmou que é a primeira vez que um secretário do estado de saúde realiza uma visita à policlínica, mostrando a importância do espaço para o Rio. O professor Denizar Vianna, da mais recente Pró-Reitoria da UERJ, disse que a PPC poderá ser modelo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e ajudar a reduzir as filas da regulação de vagas (SISREG) no estado. 

A ação foi dividida entre a apresentação sobre a PPC no auditório do Centro de Estudos e a visita aos ambulatórios e serviços oferecidos pela Policlínica. Na primeira parte, o diretor da instituição Prof. Rogério Rufino expôs a história da Piquet Carneiro, estatísticas e a gestão da unidade durante a pandemia da COVID-19, tornando-se referência estadual de testagem e diagnóstico da doença. 

Durante o encontro com a direção da Piquet Carneiro, Chieppe disse que vê grandes possibilidades de ampliar parceria do estado com a PPC no futuro. O coordenador da pasta também ressaltou o papel da policlínica na rede pública, com os atendimentos de média complexidade. O secretário, que é formado em Medicina pela UERJ, declarou que “a Policlínica Piquet Carneiro poderá ser apoio ao SES e centro de treinamento médico”, uma vez que a unidade abriga e integra diversos departamentos dos cursos biomédicos.

Depois da apresentação, o secretário Chieppe seguiu em visitação às instalações do RaioX Odontológico e Núcleo de Atendimento a Pacientes Especiais, da recém-inaugurada central de Telenfermagem, dos ambulatórios da Saúde do Homem e à Coordenação de Odontologia, além do Laboratório de Histocompatibilidade, onde é realizado processamento de células-tronco hematopoiéticas.

Além do prof. Ricardo Lodi, estiveram presentes o vice-reitor da UERJ, Mário Sérgio Carneiro, os diretores Mario Fritsch, da Faculdade de Ciências Médicas, Jorge Carvalho, do Centro Biomédico, e Luiza Correia, da Faculdade de Enfermagem. O reitor da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), professor Raul Ernesto Palacio também participou da atividade.