O novo recurso da Policlínica Piquet Carneiro contra o coronavírus são os sensores de sanitização no principal elevador da PPC. A instalação dos aparelhos, nomeados de UV CleanCar e UV CleanAir, foi realizada na última segunda-feira (20). A ferramenta usa a luz ultravioleta para higienizar a cabine, inativando bactérias, vírus e outros agentes patológicos que estejam presentes no ar, com elevada eficácia.
Segundo especialistas, o elevador é um dos locais de alto risco de infecções pela COVID-19 por ter um grande fluxo de pessoas transitando, entrando ou saindo dele. Daí a necessidade de o ar ser renovado e higienizado para um uso coletivo seguro. Com o sistema de sanitização de última geração, o dispositivo possui lâmpada UV-C de ação germicida, que diminui os riscos de contaminação.
Instalada diretamente na cabine, a lâmpada com a luz ultravioleta realiza a higienização em poucos minutos e apenas quando o elevador estiver parado. O alerta da cabine vazia é dado com a ativação de três sensores, o que garante uma desinfecção segura e discreta, sem risco aos usuários.
Outra novidade no sistema de mobilidade da PPC é o detector que ativa as aberturas das portas do elevador no térreo. O mecanismo Botoneira Touchless é feito por aproximação da palma da mão do usuário, o que facilita a chamada do transporte. O sensor evita contato físico do passageiro com o botão de pavimento, item usado com frequência pelo público e, por isso, um local potencialmente contaminado de vírus e bactérias.
As medidas são frutos da implementação do recente sistema de controle ambiental, na qual a Direção de Infraestrutura da PPC vem investindo ao longo de 2021.
Os sensores de higienização no elevador são mais uma iniciativa da Piquet Carneiro para garantir maior cuidado na biossegurança no trânsito dos pacientes na unidade. O laudo de boa qualidade do ar, conquistado no mês passado, assim como as instalações do CleanCar e CleanAir, reforçam o Selo COVID Free Excelente, certificado que atesta boas práticas na prevenção ao coronavírus em diversos ambientes.