No início de dezembro de 2021, o Centro de Anomalias Craniofaciais CTAC/UERJ inaugurou a sala do Núcleo de Odontologia Dr. Ricardo Cruz, um espaço que possibilita a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos e que também conta com uma impressora 3D para a produção de moldes cirúrgicos e ortodônticos.
O evento de inauguração contou com a presença do Vice-Reitor da UERJ, Mário Carneiro, do Diretor do CTAC/UERJ, professor Henrique Cintra, do Coordenador do Núcleo De Raio-X Odontológico da PPC, professor Marcelo Faria e do Diretor da Faculdade de Odontologia, professor Ricardo Fischer, além de familiares do médico homenageado e membros da equipe do serviço.
A escolha do Dr. Ricardo Cruz para nomear a nova sala é um tributo a este grande mestre da medicina que, com sua visão agregadora, ensinou a valorizar a interdisciplinaridade não apenas para o atendimento dos pacientes com afecções craniofaciais, mas também para o aprimoramento cultural dos diversos especialistas que atuam nesta área.
Ricardo José Lopes da Cruz foi um médico que atuou nas áreas de cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia maxilo-facial. Instituiu e esteve, por 20 anos, à frente do Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital Federal de Ipanema. Após esse período, fundou o Centro de Atenção Especializada em Cirurgia Crânio-maxilo-facial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e chefiou o departamento até 2020, ano de seu falecimento. Lá, atendia pacientes com diversos tipos de deformidades, fossem congênitas, adquiridas por traumas ou tumores ou aquelas apresentadas no desenvolvimento do indivíduo. Entre inúmeras conquistas, destaca-se a posse da cadeira de número 62 da Seção de Cirurgia, em 18 de março de 2014, na qual foi eleito membro titular da ANM (Academia Nacional de Medicina).