PPC/UERJ conquista selo de boas práticas de prevenção de doenças infecciosas.

PPC/UERJ conquista selo de boas práticas de  prevenção de doenças infecciosas.

A Policlínica Piquet Carneiro (PPC/UERJ) acaba de receber o selo COVID Free Excelente – o nível mais elevado do selo – que atesta boas práticas na prevenção ao coronavírus em diversas áreas de atuação. Emitido no último dia 19, pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES Internacional), o documento indica que a unidade de saúde da UERJ é um local seguro para os colaboradores e seus pacientes. A certificação da PPC/UERJ, é uma renovação do selo conquistado em 2021. Por isso, tem grande significado para a instituição, pois atesta que a Policlínica, desde o auge da pandemia do coronavírus, mantém os protocolos de biossegurança em todas as etapas da assistência, como garantia das melhores práticas de prevenção no enfrentamento da COVID-19 e outras doenças infecciosas.

A partir de um esforço coletivo de toda a PPC em cumprir os protocolos de prevenção ao vírus, a Certificação é concedida após criteriosa avaliação frente aos padrões de qualidade nacional e internacional estabelecidos no Manual de Certificação IBES. Dentre os itens analisados estão as seguintes práticas: distanciamento físico; higiene e limpeza, equipamentos de proteção; monitoramento da saúde; deveres e direitos dos trabalhadores; treinamentos, comunicação e plano de contingência.

O selo COVID Free Excelente é motivo de comemoração para a unidade, que, atualmente, atende cerca de 30 mil pacientes ao mês. Assim, a conquista se mostra importante para a PPC, uma vez que além do atendimento à alta demanda de usuários, tem forte atuação no enfrentamento ao coronavírus, pois se tornou um centro de referência na testagem da doença, com seus mais de 50 mil testes de COVID-19 realizados.

E em 2022 a Policlínica Piquet Carneiro trabalha numa meta mais audaciosa, com a implementação de uma gestão de qualidade visando à acreditação hospitalar.