Nova reitoria da UERJ toma posse e reforça compromisso com a Saúde

A cerimônia de transmissão de posse da reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), à qual a Policlínica Universitária Piquet Carneiro é vinculada, aconteceu no último dia 19, uma sexta-feira, no Teatro Odylo Costa Filho, que fica no campus Maracanã da UERJ. A nova gestão, composta pela Reitora, Gulnar Azevedo e Silva, e pelo Vice, Bruno Deusdará, reconhece a atuação do Complexo de Saúde, incluindo o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e o Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro (HURHC), na assistência à população do estado.

Na ocasião, ainda houve a posse da administração central e dos centros setoriais da Universidade, além da diretoria do HUPE e da Policlínica. Do Hospital, os professores Rui de Teófilo Filho e José Luiz Duarte assumem como Diretor e Vice respectivamente. Da PPC, as mesmas funções são exercidas pelos também professores Flávio Antonio Ribeiro e Alessandra Mulder. O atual Pró-reitor de Saúde e ex-diretor do HUPE, Ronaldo Damião, reforçou o objetivo da Pró-Reitora de Saúde (PR-5) de apoiar o Complexo no atendimento ao corpo docente, discente e técnico-administrativo.

Gulnar Azevedo, sanitarista formada pela UERJ, é a segunda mulher a ocupar o cargo de reitora em 73 anos de instituição, que teve 22 reitores. A primeira foi a também médica Nilcéa Freire, entre 2000 e 2003.

Estiveram presentes na cerimônia a Ministra da Saúde, Nísia Trindade e a Secretária Estadual de Saúde, Cláudia Mello.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao lado da Reitora e do Vice-reitor.
Da esquerda para a direita, o Pró-reitor de Saúde, Ronaldo Damião; a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Elisabeth Fernandes; o Pró-reitor de Política e Assistência Estudantis, Daniel Pinha; a Reitora; o Vice-reitor; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Ana Santiago; e o Pró-reitor de Graduação, Antonio Soares da Silva, todos empossados na ocasião.

O evento ainda recebeu a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, o Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira, e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPERJ), Jerson Lima da Silva.

Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará já haviam sido empossados pelo governador do Rio e chanceler da UERJ, Cláudio Castro, no dia 10 de Janeiro, no Palácio Guanabara. A gestão anterior, de 2020, era formada por Mário Carneiro, como Reitor, e Lincoln Tavares, como Vice.