Laboratório de Análises Clínicas renova selo de acreditação de Qualidade

O Laboratório de Análises Clínicas (CAPSULA) da Policlínica Universitária Piquet Carneiro/UERJ renovou o selo de acreditação da DICQ – Sistema Nacional de Acreditação (SNA-DICQ). Em virtude de um trabalho coletivo por parte de uma equipe do Laboratório CAPSULA e da Coordenação de Qualidade, a avaliação dos procedimentos laboratoriais pôde alcançar parâmetros mais elevados, o que permitiu a aquisição da certificação em 2022. Vale destacar que foi o primeiro laboratório público de alto fluxo a conseguir o selo de acreditação – reconhecimento de peso na área –, o que se traduz na garantia de um alto padrão de qualidade nas práticas laboratoriais. Aliás, a certificação se estende para tudo o que o laboratório abrange: desde os equipamentos e os métodos de análise utilizados até a forma de emissão de laudos e, dessa forma, é possível garantir a qualidade de todo o processo. E agora, em março, o serviço conseguiu dar continuidade à acreditação por mais um ano.

O SNA-DICQ, órgão que emite a certificação, trata-se de uma instituição técnico-científica, parceira da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que faz auditorias, inspeções, credenciamento e acreditações de laboratórios clínicos e de prestadores de serviços de saúde para atestar padrões de qualidade em suas práticas.

O CAPSULA conta com uma equipe de 30 pessoas, entre técnicos de laboratório, farmacêuticos e recepcionistas, e realiza mensalmente cerca de 5.000 atendimentos, que correspondem a uma média de 35.000 exames processados.  A renovação do selo é motivo de muita comemoração para a unidade, uma vez que se assegura que o laboratório continua mantendo, desde 2022, a qualidade dos procedimentos do início ao fim. Além disso, também estimula toda a equipe a aprimorar cada vez mais os processos de trabalho e a estar em constante melhoria, uma vez que o objetivo é não perder a acreditação.

Essa vitória veio, aliás, para somar ao impulsionamento que a PPC vem destinando ao laboratório. Houve uma série de investimentos que permitiu a compra de equipamentos e aquisição de insumos, fatores essenciais para o aumento do volume de realização de exames e ampliação da gama de procedimentos realizados no laboratório que, consequentemente, gerou aumento no faturamento mensal da unidade.

Para mais, é importante ressaltar, a partir desses investimentos, um aumento significativo na autonomia que o CAPSULA vem alcançando: amostras que outrora eram encaminhadas para análise em laboratórios parceiros, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto e a Fiocruz, agora podem ser examinadas no laboratório próprio da PPC. Esse é um fator que se converte numa agilidade maior na emissão dos laudos, em mais facilidade para a repetição de exames (pois a coleta é realizada in loco), na menor incidência de exames expirados e numa proximidade com os ambulatórios. Dessa forma, o processamento de exames, quando feito na Policlínica,